top of page

Tudo o que é Saudável, é BOM!

Tudo o que é saudável, é bom! Ou melhor, tudo o que é saudável faz bem.

E o que podemos incluir no conceito Saudável?

Alimentação, Exercício Físico, Rotinas de Bem-Estar e Autocuidado, Lazer, ...

Existirão mais "saudáveis", mas talvez estes sejam mais que suficientes para perfeito entendimento do seu significado.


Agora, como é de esperar, vamos lá desconstruir essa coisa do saudável.

Tinha de ser, não é?


ree

Quem diz o que é saudável?


O Médico Assistente? O Nutricionista A ou talvez o Nutricionista B? O Nutri-score da embalagem de cada alimento? Aquele influencer que segues nas redes sociais e se encontra (aparentemente) top? O Personal Trainer? O Instrutor de Yoga? O Psicólogo? A tua mãe? O teu pai? A tua avó?... Bem, esta lista poderia ser quase interminável. E até eu, como Consultora, posso constar nela.

Eu adoro provérbios e ditados populares e os nossos bem portugueses encaixam que nem uma luva nas mais diversas situações. Ensinam mais do que entretêm, e assim posso dizer que:


«Cada macaco no seu galho»


Cada um dos nomes referidos acima (ressalvando que muitos mais deveriam ser identificados aqui) podem (e devem) ter um papel importante no que diz respeito à manutenção da tua saúde. Cada um, dentro do seu conhecimento, com certeza terão muito para te ajudar ao longo da tua jornada de promoção da tua saúde e do teu bem-estar. A partir daqui, cabe-te a ti a escolha do caminho que pretendes seguir, aquele que será o mais adequado para ti.


E não te assustes se durante o teu percurso algo correu menos bem e afinal tens de alterar as tuas escolhas, faz parte. Faz parte da tua aprendizagem, da tua mudança. Esquece o "não repetir erros". Foca-te sim na aprendizagem que esses erros te trazem durante a tua jornada de saúde e bem- estar.

E...


Deves fazer tudo o que é saudável?


Hoje em dia falamos de alimentação saudável, disponível em qualquer superfície comercial, comércios locais e lojas naturais. Falamos dos vários tipos de exercício físico, mais ou menos intenso. Falamos de meditação, Yoga e Pilates. Falamos até das opiniões de amigos, de familiares e das redes sociais. Falamos de tudo isso e mais alguma coisa. Tudo conta, pois tudo será importante para aprender e evoluir, mas...

O que deves fazer? Tudo? Ou só uma parte? Qual será a melhor parte para ti?

Quanto ao que deves fazer, sai mais um ditado:


«Nem oito, nem oitenta»


Não cais no erro da ignorância ou na desculpa do não saber. É do teu corpo que se trata. É da tua saúde que se trata. Aconselha-te com os profissionais da respetiva área. Ouve quem te rodeia, os seus testemunhos da sua experiência de vida, sem nunca esquecer que és uma pessoa única, e a comparação (na maior parte das vezes) poderá não ser o mais indicado para ti. Ouve sem comparações, informa-te e adquire mais conhecimento nos locais certos, com as pessoas certas.


Na minha Consulta é sempre, SEMPRE levada em consideração, como fator mais relevante, a tua condição de saúde ao momento. Nem tudo o que é considerado saudável será bom para ti, e em excesso menos ainda. E aqui deixo-te o exemplo mais simples que pode existir:


Até a água em excesso é prejudicial!


Se não sabes pergunta, preferencialmente a quem seja entendido na matéria.

Se queres melhorar a tua condição de saúde, faz por isso. Pois sem a tua ação, o teu querer nada faz.


O MFP encontra-se ao teu dispor para te esclarecer e encaminhar na tua jornada de saúde e bem-estar. Sem qualquer compromisso envia o teu e-mail com as tuas questões e terei muito gosto em responder-te em que sentido a minha Consulta será uma mais valia para ti, ou então não.



Pois o macrofitnessproject está aberto a todos,

mas nem todos estão preparados para o macrofitnessproject.


Até já.

Alexandra

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page