STOP! Tu precisas parar.
- Alexandra Pereira

- 16 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de out. de 2024
Vamos ao faz de conta.
És um automóvel! Sim, és um automóvel!
Imagina que tens 4, 5, 6 mudanças para engrenar. Tens marcha-atrás. Tens uma velocidade variável de acordo com o teu percurso, de acordo com o teu destino. Tens um acelerador. Tens um travão. Tens o combustível adequado para que tudo funcione. Tens outras tantas características de um automóvel comum. E com o cuidado adequado, revisões a tempo e horas, um bom trato, esse automóvel - TU -pode durar anos nas melhores condições.
"Mas eu não sou um automóvel.
Eu não sou uma máquina!"
Não é só rodares a chave, ou carregares no botão start para começares o dia, pois não?

Não, não és uma máquina. Pena, porque se fosses talvez te tratasses melhor para não avariares e durares mais tempo em perfeito funcionamento.
Conseguiste perceber, com a descrição acima, relativamente às características mais vulgares de um automóvel, que esse provavelmente terá um funcionamento mais eficaz e até mais eficiente do que tu.
Dia após dia, tens tarefas e mais tarefas, obrigações impostas por outros e também por ti, seja na área profissional, na área familiar, eventos, convites, o que for.
Ou então nada disso, simplesmente sentes o cansaço no decorrer da tua rotina diária. Sentes que não tens tempo para nada. Sentes que não te apetece fazer nada. Mas tens tanto para fazer, tanto que te obriga a afazeres mil.
Não és uma máquina mas...
Andas, ou queres andar sempre na mesma velocidade, por norma demasiadamente acelerada. Não valorizas o teu combustível. Qualquer coisa que alimente o teu corpo físico e mental serve. Não sabes abrandar. Não sabes parar!
E quando não paras muita coisa pode acontecer.
Podes sentir-te, diariamente, em ansiedade excessiva, sempre a pensares no que irá acontecer, como irá acontecer, e a maior parte das vezes a tal situação nem acontece. Para e vive o presente. Dá atenção plena ao momento que estás a viver, por agora esquece o amanhã.
Podes sentir irritação constante. Qualquer pequena coisa te irrita, tudo te incomoda. Vives em modo reação. E reação é diferente de ação. Para e observa-te. Por vezes respirar fundo e reduzires a tua pressa é o suficiente. Diminui a velocidade da reação e investe numa ação proveitosa para ti.
Podes sentir que tudo parece uma obrigação. Trabalho, amigos/convívio, até os teus hobbies... Sem vontade para nada, tudo parece uma árdua tarefa. Obrigação seguida de mais uma obrigação. Para e reflete. A organização da tua rotina é importante para facilitar os teus dias, mas isto não quer dizer que acrescentes tarefas e mais tarefas. A vida não foi feita para ser uma lista interminável de tarefas. O momento pausa também faz falta e deve estar presente na tua rotina. Numa determinada hora do dia, regista na tua agenda: "Pausa", ou por exemplo "Momento de Reflexão", ou até mesmo "Reunião Comigo", e cumpre este importante compromisso contigo.
Podes sentir o teu corpo completamente esgotado. O teu corpo físico, o teu corpo mental, o teu corpo espiritual. Tu não podes evoluir num corpo vazio, sem vitalidade. Tens de te alimentar com o combustível mais adequado. A alimentação ajustada à condição do teu físico, da tua mente e do teu espírito é importante para aumentares a tua energia. É chegada a hora de te reabasteceres da melhor forma e de acordo com a tua condição.
O teu desânimo, a tua falta de vitalidade, a tua ansiedade excessiva, e outros tantos sinais que te vais apercebendo dia após dia, só demonstram o quanto precisas parar. Não, não és uma máquina. Mas tratas-te como se fosses. E sem qualquer cuidado de manutenção.
Não deves andar sempre na mesma velocidade. Nem sempre em aceleração, nem sempre inerte. Adapta-te ao longo da tua rotina. Abranda, faz pausas entre tarefas. Dedica momentos de reflexão para melhor planeares e seguires o teu percurso de forma mais focada e objetiva.
Valoriza o teu combustível. E aqui tudo o que é alimento conta. E a tua mente, o teu espírito também tem necessidade de alimento. As emoções que alimentas são também elas muito importantes. Escolhe as que mais engrandecem a tua essência e a tua vitalidade.




Comentários