Simplifica o teu Outono
- Alexandra Pereira

- 23 de out. de 2024
- 5 min de leitura
Depois da estação de Transição* - a quinta estação -, podemos dizer que o Outono já se encontra bem instalado. A sua presença é bem constatada pelos nossos sentidos. (*Se tiveres curiosidade ou quiseres saber mais sobre a estação de transição, vê o vídeo "Aprende a fazer a TRANSIÇÃO" que se encontra na minha página do Instagram - clica aqui ).
Pode o Outono ser ou não ser a tua estação preferida, mas como as restantes estações, também esta faz parte do ciclo da nossa Mãe Natureza, por isso nada como aprender a vivê-la da melhor forma.

As cores estão diferentes, surgem mais o amarelo, o laranja, o castanho. Caem as folhas das árvores e a mudança de temperatura acontece. Os dias têm menos luz solar e assim sentimos o Outono. E com a sua chegada é tempo de...
Simplificar! Refletir! Olhar para dentro!
É também tempo de aprenderes a manter a tua energia, a tua vitalidade durante esta estação. Eu sei que nos dias atuais o mundo humano vive em pressa constante, com tarefas e mais tarefas, rotinas sobrecarregadas, e nem tempo existe para parar. Mas, como te disse no artigo anteriormente publicado (podes lê-lo aqui): Tu precisas de parar! Ou o Outono será para ti mais castigador, e o Inverno mais difícil de superar.
O Outono tem como seu elemento o Metal, e de entre várias características deste elemento (e também desta estação) podemos referir a sua rigidez, resistência, o toque frio, mas que ao mesmo tempo pode ser um ótimo condutor de calor.
No Outono o órgão mais ativo é o pulmão. Surgem as constipações, gripes, aumento de mucosidades e expetoração, dores de garganta...
E o que podes fazer para minimizar esses castigos e maleitas outonais?
Começa por compreender melhor esta estação e a usar as suas características a teu favor.
Ora, se no Verão expandiste, agora irás contrair, virar-te mais para dentro de ti. Após convívios constantes, animação, viagens e festividades, tens agora de escolher o que deve e o que não deve seguir na tua bagagem para esta estação. E tens mesmo de selecionar, pois nem tudo o que diz respeito à estação anterior irá caber no teu Outono. É o momento de dares uma especial atenção à tua mente, cuidares do teu interno. Dá importância à tua saúde mental, à tua saúde espiritual. Reflete e recebe a tua essência de forma consciente, sem medos nem julgamentos.
É a tua vez a sós com a tua individualidade.
Atreve-te a conhecer-te melhor. E é mais difícil do que parece. Digo-te que é difícil porque a maior parte de nós diz conhecer-se perfeitamente, mas ao mesmo tempo diz que só na situação concreta saberá o que fazer ou como irá (re)agir. Assim, encara este exercício como um compromisso, um autocuidado de rotina, uma regra a cumprir. Todos os dias serão importantes para o teu autoconhecimento e cuidares do teu Eu mais profundo.
Começa por:




Comentários