top of page

Simplifica o teu Outono

Depois da estação de Transição* - a quinta estação -, podemos dizer que o Outono já se encontra bem instalado. A sua presença é bem constatada pelos nossos sentidos. (*Se tiveres curiosidade ou quiseres saber mais sobre a estação de transição, vê o vídeo "Aprende a fazer a TRANSIÇÃO" que se encontra na minha página do Instagram - clica aqui ).


Pode o Outono ser ou não ser a tua estação preferida, mas como as restantes estações, também esta faz parte do ciclo da nossa Mãe Natureza, por isso nada como aprender a vivê-la da melhor forma.


ree

As cores estão diferentes, surgem mais o amarelo, o laranja, o castanho. Caem as folhas das árvores e a mudança de temperatura acontece. Os dias têm menos luz solar e assim sentimos o Outono. E com a sua chegada é tempo de...


Simplificar! Refletir! Olhar para dentro!


É também tempo de aprenderes a manter a tua energia, a tua vitalidade durante esta estação. Eu sei que nos dias atuais o mundo humano vive em pressa constante, com tarefas e mais tarefas, rotinas sobrecarregadas, e nem tempo existe para parar. Mas, como te disse no artigo anteriormente publicado (podes lê-lo aqui): Tu precisas de parar! Ou o Outono será para ti mais castigador, e o Inverno mais difícil de superar.


O Outono tem como seu elemento o Metal, e de entre várias características deste elemento (e também desta estação) podemos referir a sua rigidez, resistência, o toque frio, mas que ao mesmo tempo pode ser um ótimo condutor de calor.

No Outono o órgão mais ativo é o pulmão. Surgem as constipações, gripes, aumento de mucosidades e expetoração, dores de garganta...

E o que podes fazer para minimizar esses castigos e maleitas outonais?

Começa por compreender melhor esta estação e a usar as suas características a teu favor.


Ora, se no Verão expandiste, agora irás contrair, virar-te mais para dentro de ti. Após convívios constantes, animação, viagens e festividades, tens agora de escolher o que deve e o que não deve seguir na tua bagagem para esta estação. E tens mesmo de selecionar, pois nem tudo o que diz respeito à estação anterior irá caber no teu Outono. É o momento de dares uma especial atenção à tua mente, cuidares do teu interno. Dá importância à tua saúde mental, à tua saúde espiritual. Reflete e recebe a tua essência de forma consciente, sem medos nem julgamentos.


É a tua vez a sós com a tua individualidade.

Atreve-te a conhecer-te melhor. E é mais difícil do que parece. Digo-te que é difícil porque a maior parte de nós diz conhecer-se perfeitamente, mas ao mesmo tempo diz que só na situação concreta saberá o que fazer ou como irá (re)agir. Assim, encara este exercício como um compromisso, um autocuidado de rotina, uma regra a cumprir. Todos os dias serão importantes para o teu autoconhecimento e cuidares do teu Eu mais profundo.

Começa por:

ree

Fomentar a tranquilidade nos teus dias.


Ao permitires que a tua mente se tranquilize, vais percorrer o Outono com mais leveza e irá surgir a oportunidade para amadureceres, assentares e te organizares. Vais sentir-te com mais preparação para a próxima estação.



Deitares-te mais cedo e levantares-te cedo também.


Ao acordares com o cantar do galo (para quem vive em zonas mais rurais ainda é possível), nas cidades com o nascer do sol, alinhas a tua rotina com a da natureza, e respeitas o teu sono e o teu ciclo circadiano.



Espreguiçares-te com consciência.


Quando acordas e te levantas da cama, espreguiça-te. Sei que é algo que sabes que deves fazer diariamente, mas o que eu te peço é que te espreguices com consciência. Sente-te. Sente as extremidades do teu corpo. Estica-te, abre os braços, abre as mãos, até os dedos. Alonga e prolonga todo o teu corpo, como se ficasses maior, com o corpo mais comprido e de seguida descontrai. Liberta as contrações físicas e emocionais. Liberta-te!



Desconectares-te do mundo.


Ao final do teu dia, depois das tuas rotinas habituais, opta pela desconexão, desliga-te. Reserva um momento só teu e vive-o só para ti. Reflete, analisa, respira fundo e alinha assim o teu corpo físico com a tua mente. Por exemplo, podes fazê-lo durante a contemplação do pôr-do-sol, ou no regresso a casa segue o teu percurso em silêncio. Se for de carro experimenta desligar o rádio. São pequenas e simples coisas que ao serem repetidas diariamente vão promover um sentimento de real desconexão com o caos e conexão com o tranquilo.



Nutrires as tuas emoções.


A emoção relacionada com o Outono é a tristeza, e é normal sentires com mais intensidade a sua presença nesta altura do ano. E não, não vale a pena a evitares, nem fingires que não existe, ela não vai desaparecer por si só. Compreende-a e utiliza-a a teu favor. É a tua oportunidade de te recolheres e falares contigo, entrares pelo teu interior adentro. Compreende-a, compreende-te, faz o luto da tristeza e abre caminho para um novo ciclo. Quando te falo de luto não é necessariamente de uma morte física, pode ser de uma ação, pode ser até de uma emoção. Tudo o que tem um principio tem um fim, e está tudo bem. A vida humana é isto mesmo, e todas as emoções fazem parte da nossa existência, simplesmente não deves viver, sentir-te preso a esta ou a outra emoção eternamente.



Escolher os teus alimentos com consciência.


No que diz respeito à alimentação, tens sempre ao teu dispor os produtos da época. Deverão ser sempre esses os privilegiados na tua escolha diária.

O Outono remete ao sabor picante e aqui não me refiro àquele picante que se sobrepõe a todos os outros sabores. Podes consumir este sabor naturalmente optando por exemplo pelo gengibre, a mostarda, o alho, o agrião, a rúcula, o nabo, os rabanetes, os pickles, entre outros. Inclui no teu prato uma pequena quantidade. Este sabor vai ajudar-te a abrires o teu corpo, a tua mente, principalmente em situações mais contrativas. Não acreditas?

Então diz-me, quando consomes algo excessivamente picante não sentes uma espécie de calor que te percorre o corpo e que acaba até por chegar ao cérebro? Pois é, é mesmo muito poderoso.

E o calor o que permite? Descontração, certo? Mas tudo o que é em excesso...

Por isso te referi acima alguns dos alimentos picantes, naturais e saudáveis que se consumidos em pequena quantidade serão mais que suficiente para dar aquele calor interno que precisas neste momento.


Mais alimentos te podem nutrir e promover um melhor Outono durante a tua jornada a caminho da próxima estação. Podes (e deves) viver em consonância com o ambiente que te envolve. Não adies mais a possibilidade de conectares a tua essência com a Natureza.



É difícil para ti criares todas estas rotinas no teu dia-a-dia?


Não sabes como planear a tua refeição com sabor picante ou com os alimentos referidos (ou alguns não gostas ou nunca provaste)?


Não sabes o que priorizar, por onde deves começar?



Se tens dúvidas estás à distância de uma mensagem, de um email:


Estou aqui, ao teu dispor para te orientar e acompanhar na tua jornada de saúde e bem-estar.


Espero por ti.

Até já!

Alexandra Pereira

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page