top of page

Gomásio

O gomásio é um dos meus condimentos preferidos e um dos mais utilizados na cozinha macrobiótica. Devido à pouca quantidade de sal na sua composição, muitos médicos e nutricionistas recomendam o seu consumo em substituição do sal, principalmente para quem necessita de reduzir o sal na sua alimentação.


O gomásio incorpora as características dos seus ingredientes, e por isso é rico em gorduras insaturadas, é fonte de fibra, contém aminoácidos essenciais e é rico em micronutrientes e sais minerais. Na sua composição tem apenas 2 ingredientes: sementes de sésamo e sal marinho.


Na minha página do Instagram mostro-te como faço o meu gomásio (podes visualizar o vídeo aqui). E agora deixo-te abaixo os pormenores desta receita bem simples e fácil para teres sempre em casa, ao teu dispor este condimento top.


ree

Ingredientes:

18 colheres de sobremesa de sementes de sésamo

1 colher de sobremesa de sal marinho


Coloca o sal numa frigideira (de inox - não uses frigideira antiaderente pois o sal pode riscar a sua película e tal não vai ser bom para a tua frigideira e principalmente para a tua saúde). Leva ao lume até ficar menos translúcido, menos cristalino, com uma cor mais acinzentada.

Transfere o sal para o suribachi e começa a moer até ficar fino, desfeito.

Na mesma frigideira, e mexendo sempre, leva as sementes a lume brando. Quando estas começarem a libertar o seu aroma e a saltitar tipo pipocas, estão prontas. Reserva e deixa arrefecer.

Coloca as sementes no suribachi juntamente com o sal moído. Faz movimentos circulares até teres pelo menos metade das sementes desfeitas. Se utilizares um almofariz este processo poderá ser um pouco mais demorado. (Explico-te porquê no vídeo seguinte: clica aqui para o visualizares)


Guarda o teu gomásio num frasco de vidro e longe de humidades.


Nota: Podes confecionar mais ou menos quantidade respeitando o rácio 18:1 ou 16:1 caso queiras sentir um pouco mais o sabor do sal.

No vídeo fiz o rácio 16:1 e utilizei como medida a colher de sopa para ficar com mais quantidade de gomásio (só porque não vivo sem).


Agora toca a experimentar!

Adiciona às tuas saladas, sopas, legumes. Eu cá adoro polvilhar generosamente o meu arroz integral cozido. Dá um toque especial.


E sim, existe gomásio pronto a consumir à venda em vários supermercados e lojas de alimentação natural, mas feito por ti não tem comparação. E mesmo que não saibas cozinhar, é simples demais para não dar certo. Experimenta, tenho a certeza que vais gostar.


Até já

Alexandra Pereira


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page