Dia da Refeição Lixo!
- Alexandra Pereira

- 2 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Ah, aquele dia tão esperado. Aquele dia em que podes enfardar tudo e mais alguma coisa. Tudo o que te apetece.
E só porque o mereces!
Mereces por todo o teu sacrifício, mereces pelos teus dias de uma dieta restrita, exclusiva e exigente. Sim, tu finalmente mereces usufruir de um dia ou simplesmente de uma refeição fora do teu padrão habitual. E com isto, comeres "lixo". Certo?
Estas palavras estão a fazer todo o sentido para ti?
Sim?

Pois para mim não!
Não consigo entender o conceito "lixo" junto com o conceito "refeição".
Como eu referi num artigo anteriormente publicado neste site:
(clica na frase para leres o artigo completo)
Assim, o que quer dizer quando tratas uma refeição por "lixo"?
Como te tratas a ti por dizeres (por vezes até com orgulho), que consomes, por exemplo uma vez por semana, uma refeição lixo?
Ora se lixo é algo que deitas fora, não te serve para nada, não te alimenta de modo algum o teu corpo físico e o teu corpo mental, porque te tratas dessa forma? Como se o teu físico e a tua mente fossem um depósito? Um depósito para o que não interessa, não presta.
Lá venho eu com os sermões e as "não banalizações". É assim mesmo, não aceito que banalizes conceitos, distorças seu significado só porque "todos" o fazem, ou porque "está na moda", porque é "normal". É mesmo deste modo que vês as tuas refeições? Como uma espécie de Obrigação versus Lixo?
Tenho algo a dizer-te:
Com esse tipo de perspetiva, com essa forma de encarares a alimentação, vai ser bem difícil concretizares os teus objetivos e chegares à meta idealizada por ti. Ou talvez até chegues mas... durante quanto tempo estarás lá como pessoa vencedora?
O que eu quero dizer é simples, descomplicado, de fácil entendimento.
A tua alimentação é a base da tua nutrição. Não faças do teu corpo um depósito de alimentos e emoções de que nada te servem. O teu cérebro, a tua mente, não interpretam a palavra "lixo" como brincadeira ou comédia. O que verbalizas em tom jocoso em nada favorece ou banaliza o que foi dito. O teu cérebro não distingue o "lixo a sério" do "lixo a brincar". Lixo é lixo.
E como diziam as mães de antigamente: «Com a comida não se brinca!»
Eu reformulo e digo-te: Respeita os alimentos que te nutrem!
Os alimentos, incluindo as emoções (sim, essas também são alimento), são algo que servem o propósito de promover a tua saúde física e mental. Servem para te fornecer energia, para desfrutares de vitalidade nas tuas atividades diárias, para te equilibrares e tomares as tuas decisões.
Sê consciente e não vás nas cantigas da moda. Aprende a escolher!
As tuas escolhas só de ti dependem.
Pensa por ti e não facilites, porque o que está em causa é a tua saúde, e não a dos outros.
E a tal refeição fora da tua alimentação saudável?
Aquela que foge ao teu plano alimentar?
O QUE FAZER?




Comentários