A prática do auto-controlo
- Alexandra Pereira

- 21 de ago. de 2024
- 3 min de leitura
De modo muito abreviado abordei este tema do auto-controlo no Ep#02 do MFP em Podcast. Se ainda não tiveste oportunidade de ouvir, assim que terminares a leitura deste artigo, podes fazê-lo clicando no link acima.
A maior parte de nós acredita que o auto-controlo será algo que está naturalmente presente no nosso Ser. Agora naquelas situações mais desagradáveis, de maior pressão e stress, como ages?
O habitual passa por:
"Não consegui controlar-me..."
"Era impossível controlar-me..."
"Fugiu do meu controlo..."

Pergunto eu: - O que queres para o teu dia-a-dia? Controlar-te? A ti, às tuas ações e emoções? Controlar o teu ambiente social? Talvez até os outros?
Pois aqui é que a porca torce o rabo... Tudo isso é pura ficção. Tudo isso não passa de uma falácia.
Nada disso é possível se o que pretendes é viver a tua vida serena e de forma tranquila. E mesmo que não tenhas esse objectivo de vida, a maior parte (arrisco dizer todos) destes "controlos" são impossíveis.
Tu nunca vais conseguir controlar o outro, mesmo que o aprisiones numa jaula; para controlares o teu ambiente social provavelmente tens de colocar-te a ti numa jaula, longe de tudo e de todos. Então e tu, o teu auto-controlo, esta deveria ser a parte fácil. Não podes controlar os outros, mas podes controlar-te a ti, ou não?...
Esta sensação que pretendes sentir de controlo do teu Eu e do mundo, não passa disso, de uma sensação. Essa sensação de nada te serve, e digo-te mais, essa sensação só te prejudica. Com ela só vais engrandecer o teu ego, e muitas vezes abrir feridas nas tuas emoções, na tua mente.
Não tenhas como meta diária o auto-controlo, e muito menos o controlo dos outros, isso vai consumir a tua energia vital e esgotar-te, vais sentir um cansaço constante.
Por onde deves afinal começar para não caíres nas teias emocionais do teu ego?
Opta por te conheceres melhor, o auto-controlo começa dentro de ti, e deste modo surge naturalmente, ou seja, quanto melhor te conheceres, a ti, às tuas emoções, melhor e mais fácil irá ser. Irás aprender a ser cada vez menos reativo e a não seres tu o controlado pela ação dos outros. Até posso falar sobre a Lei da Atração e dizer-te que quanto mais queres controlar a ti e aos outros, mais tu serás controlado por terceiros.
A tranquilidade, a serenidade, a energia plena podem ser conquistadas diariamente através de actividades e práticas como a leitura, Yoga, Chi Kung, e principalmente e a mais importante a meditação.




Comentários